5 dicas que te farão poupar dinheiro para investir
Muitas pessoas acham que investimento é coisa de rico, especialmente quando o salário mal dá para pagar as dívidas. Para quem está enrolado com cartão de crédito, cheque especial e muitas prestações, se livrar dessas dívidas pode parecer apenas um sonho distante.


Por: Débora Anunciação
Muitas pessoas acham que investimento é coisa de rico, especialmente quando o salário mal dá para pagar as dívidas. Para quem está enrolado com cartão de crédito, cheque especial e muitas prestações, se livrar dessas dívidas pode parecer apenas um sonho distante. É impressionante a quantidade de pessoas que não consegue poupar dinheiro no final do mês, ou que gasta mais do que ganha por meio de ferramentas de crédito. Mas será que todas essas dívidas são realmente necessárias? Por que não guardar 20% do que você ganha para investimentos a curto e longo prazo?
Independentemente do seu objetivo, você verá que é bem mais fácil planejar e realizar seus sonhos quando se tem um bom controle financeiro pessoal e uma reserva de dinheiro. Com disciplina e organização, é possível botar ordem na sua vida financeira e sair de vez do vermelho.
Como sabemos que cada pessoa tem realidades e objetivos diferentes, preparamos dicas práticas para você aprender como economizar dinheiro em diversos momentos da vida:
Mas como começar a economizar?
01. Liste suas dívidas
É importante saber para onde seu dinheiro está indo. Liste todos os seus gastos, por mais pequeno que pareça ser. Desde o café de fim de expediente, ao salgado na hora do almoço, coloque tudo em um papel ou planilha para, ao final do mês, avaliar onde estão os seus maiores gastos. Assim será mais fácil diminuí-los. Existem ainda diversos aplicativos para celular que cumprem o papel de uma planilha e te auxiliam na hora de anotar suas dívidas. Guardar todas as notinhas do cartão também é uma boa dica para não esquecer de nenhum gasto casual!
02. Repense seus gastos mensais
Tendo em vista que você já sabe para onde o seu dinheiro está indo, porque não diminuir 30% dos seus custos mensais? Será que todos os seus gastos são realmente necessários? Será que você realmente não consegue poupar uma quantia, ainda que pequena, da sua renda mensal? É importante se questionar a cada compra realizada, para evitar gastos desnecessários que te farão se arrepender depois.
03. Crie metas
Você quer sair do vermelho? Realizar um sonho? Comprar um lote? Seja qual for o seu objetivo, é importante que você tenha suas prioridades claras na hora de economizar.
04. Drible os juros
Agora que a lista já está pronta, é importante confrontar os valores de cada dívida, e listá-los do menor para o maior. Em seguida, coloque-os em ordem da maior taxa de juros para a menor. Aquelas com percentual de juros mais alto são as que lhe custarão mais dinheiro, e por isso, são as que você deve pagar primeiro.
Caso esteja enrolado no cheque especial ou cartão de crédito, considere pegar um empréstimo com juros menores e quitar as dívidas.
05. Adeus ao cartão de crédito
O cartão de crédito nos dá uma falsa impressão de que temos mais dinheiro do que realmente temos. Comece a passar tudo no débito, ou pagar a vista, assim você terá uma noção melhor de como está gastando o seu dinheiro. Se estiver difícil parar de usá-lo, tire o cartão de crédito da carteira por alguns meses, o radicalismo compensará no futuro!
Invista!
Agora que você já aprendeu a economizar seu dinheiro, é hora de investir! E porque não em lotes? O investimento na aquisição de lotes é uma ótima escolha quem deseja resguardar o seu dinheiro com segurança e rentabilidade. O ideal é comprar o terreno logo no início das obras, pois quanto mais estiverem avançadas, mais valorizado estará o valor. É a medida em que as construções começam a ser feitas, que o valor por metro quadrado aumenta. Após a construção do imóvel, você poderá optar pela venda ou aluguel. Se comparado ao imóvel pronto, a facilidade de venda de um lote é muito maior, devido a valores mais baixos e grande demanda por espaços urbanos. No Vista La Vita Residenciais, você conta com condições especiais de pagamento, taxas de juros menores e financiamento sem burocracia.

