Em tempos de crise nacional, por que vale a pena aplicar dinheiro em lotes?

Em tempos de recessão econômica é natural que as pessoas tenham receio e cautela na hora de investir o seu dinheiro, pois querem uma opção que ofereça menos risco. Mas afinal, qual é o melhor investimento em tempos de crise?

Por: Mônica Alcides

6/12/20212 min read

Por: Mônica Alcides

Em tempos de recessão econômica é natural que as pessoas tenham receio e cautela na hora de investir o seu dinheiro, pois querem uma opção que ofereça menos risco. Mas afinal, qual é o melhor investimento em tempos de crise?

Uma boa opção é investir em lotes, pois esse é considerado um investimento seguro e um dos mais vantajosos do mercado. Além de representar um investimento barato, o lote garante rentabilidade alta, a médio e longo prazo.

A manutenção de um lote é barata e ele valoriza-se com o passar dos anos, ao contrário de bens móveis, como carros, por exemplo, que sofrem depreciação à medida que o tempo passa. Dessa maneira, o aumento dos preços do setor imobiliário e as melhorias na infraestrutura do local onde o lote está localizado, garantem a sua valorização.

Esse segmento é promissor na geração de patrimônio e não sente os efeitos de alterações no governo, efeito estufa ou impactos de crise econômica. Considerado bastante seguro, o investimento em lotes é mais estável que uma aplicação na poupança, pois a documentação garante os direitos do proprietário. E a propósito, um lote é uma excelente poupança. Trata-se de uma solução para poupar dinheiro e recursos que poderiam ser gastos sem nenhum planejamento. Assim, além de economizar dinheiro, quem aposta em um lote pode ter ainda mais lucro.

O lote ganha ainda de investimentos como imóveis prontos ou na planta, afinal as taxas de manutenção para empreendimentos já finalizados costumam ser muito altas, como é o caso do IPTU e outras taxas municipais.

Portanto, comprar um lote é, sem dúvida, o melhor investimento para quem tem pouco capital e não quer deixa-lo parado nos bancos.
Se comparados ainda a outros tipos de investimentos, como fundos de renda fixa (títulos do tesouro, CDB pré-fixado, entre outros), o lote é de longe a melhor opção. Isso porque muitos bancos cobram uma taxa de administração elevada para fundos cujo valor de investimento inicial é baixo. E essa taxa pode botar tudo a perder, colocando em risco os rendimentos.

Outra vantagem obtida na compra de lotes é a facilidade de pagamento. Há condições diferenciadas de parcelamento, por se tratar de um investimento mais em conta. Há que se destacar também a liberdade que o comprador tem caso invista na construção de uma casa, pois ele pode planejar executar o projeto da forma que quiser.

Como o lote aumenta o patrimônio de quem o compra, é possível revendê-lo após a valorização e obter lucro com o investimento ou construir. Com o patrimônio maior, fica mais fácil ter acesso a linhas de crédito e negociar investimentos futuros. A liquidez de um lote é mais alta que a de imóveis prontos, pois um lote é muito mais fácil de vender.

Como se pode perceber, há vários tipos de investimentos e há de se levar em consideração o perfil de cada investidor no momento de escolher onde aplicar dinheiro. Por isso é indispensável pesquisar e entender a fundo sobre cada tipo de investimento.

E importante ressaltar ainda que é nos momentos de crise que surgem as melhores oportunidades, pois há menos demandas e as chances de se encontrar preços e condições melhores são maiores. Comprar um lote é investir com mais segurança e menos risco. O fim do ano pode ser um bom momento para fazer pesquisas e traçar os investimentos para 2019.